RESERVADO PARA ANUNCIANTES E AFILIADOS...(88)3561-4904
Postado Por : Vendedor de Sucesso

Nos tempos da Colônia e da monarquia o Icó, velha cidade situada em pleno coração do Ceará, na região outrora, foi o verdadeiro empório comercial e social do sertão. Orgulhosos por esse motivo, seus habitantes andavam sempre de teiró com os das cidades próximas. Durante muitos anos o Icó disputou a primazia em riqueza, fidalguia e importância ao próprio Aracati, cidade situada ao foz do Jaguaribe, que pelo seu porto do Fortim, importava diretamente da Europa. Com o correr do tempo, as secas e outras crises, o Icó decaiu, o Aracati também e a vida comercial deslocou para Sobral ao norte e Crato e Juazeiro ao sul.

Apesar de sua decadência, não pôde o Icó em 1890 suportar que Fortaleza, a capital invejada, lhe passasse a perna em matéria de republicanismo.
Fortaleza fora proclamada a República Cearense e instituído o Estado Livre do Ceará, com seu competente ministério. Pois bem, o Icó não ficaria atrás.
Reuniram-se os vereadores na Casa da Câmara e proclamaram a República Icoense, instituíram a República Livre do Icó, aclamaram um chefe do poder executivo ou presidente e organizaram um ministério. A velha e respeitada cidade de Icó, teve ministro da Justiça, da Fazenda, das Relações Exteriores e da Guerra.

Deste modo curioso a velha Icó fez nascer em solo cearense os primeiros brotos da árvore da República.



Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Seguidores

- Copyright © Icó Ceará -- Traduzido Por: Template Para Blogspot